Proposta pedagógica

A Villa Kids tem uma proposta pedagógica inovadora com ambientes modernos preparados para o desenvolvimento das crianças para que elas observem , experimentem, imaginem, criem, se relacionem, desenvolvam a afetividade, solidariedade e sejam felizes!

 

Nossa inspiração é baseada nas abordagens de:

Emmi Pikler

*Considerada uma concepção da primeira infância, está embasada no cuidado com a saúde física e no respeito à individualidade da criança, tendo como princípio a relação entre mãe/educadora e bebê e o desenvolvimento por meio da autonomia e do brincar livre.

*É a criança que nos diz qual caminho deverá ser seguido com ela.

*Na abordagem Emmi Pikler encontramos  princípios que a norteiam promovendo o pleno desenvolvimento infantil. Esses princípios são a valorização do vínculo entre cuidados e o bebê; o reconhecimento e o respeito à individualidade dos bebês; a promoção da autonomia através da liberdade de movimentos, do brincar livre; e o respeito ao tempo e espaço necessário ao desenvolvimento sadio.

Loris Malaguzzi

*A criança é feita de “cem”, cem formas de pensar, cem alegrias, cem mundos para descobrir e para inventar.

 

*Pedagogia da escuta, que dá autonomia à criança para expor suas angústias, suas alegrias, seu potencial, sua criatividade, suas emoções, com liberdade para criar e pensar, com tempo e espaço para brincar, com brinquedos diferentes, naturais, tintas, texturas, luzes e sombra, enfatizando o faz de conta. A criança sempre como protagonista na fase mais importante da vida.

Rudolf Steiner

Pedagogia Waldorf

*A educação das crianças deve ser totalmente dedicada às suas necessidades de desenvolvimento.

*Amor pela natureza, expressão artística, tarefas manuais, oficinas criativas com atividades práticas, do cotidiano da criança.

*É fazendo e criando que a criança aprende.

*Brinquedos oriundos da natureza e feitos de diversos materiais como lãs, botões, feltros, madeira, tecidos, cestas, peças coloridas de diversos tamanhos.

*Foco em experiências reais.

*Consciência de que a criança aprende através da imitação.

*Prioriza muita atividade artística como contação de histórias, música, desenho, pintura, jogos rítmicos e modelagem.

*Trabalhos práticos com significado como cozinhar, jardinagem, atividades domésticas.

Celestin Freinet

*A pedagogia Freinet é uma importante alternativa para o trabalho na Educação Infantil. Acredita-se no potencial criativo, questionador e investigativo da criança.


*Valoriza o conhecimento prático, as descobertas e o tateamento experimental.

 

*Concebe a criança como parte de uma comunidade e não como um ser isolado.

 

*O desenvolvimento livre, as aulas passeio, o livro da vida, as rodas de conversa, o concreto e as vivências norteiam as suas aprendizagens.

Maria Montessori

*A criança se “autoeduca” ao lidar com o ambiente ao seu redor, explorando, testando e se dedicando aos estímulos que despertam seu interesse.

 

*A sala de aula da vida prática é destinada às crianças para que se tornem independentes. Nesta sala são praticados exercícios com objetos/materiais que a criança encontra em casa, como pequenos jarros, pratos, escovas, flores e plantas, vassouras, cadarços, linhas, entre outros, que possibilitem atividades da vida cotidiana da criança. O objetivo da vida prática é alcançar a felicidade da criança, que percebe a capacidade de executar tarefas de adultos e de autocuidado.

 

*A educação montessoriana  faz uso de uma série de materiais sensoriais, que estimulam e cativam o interesse da criança em cada atividade. O principal objetivo do uso desses materiais é conduzir a criança a uma aprendizagem mais natural, com a exploração das texturas, formas e cores do mundo que ela pode perceber no seu dia-a-dia.

A Villa Kids oferece um ambiente propício para o faz de conta, onde a criança é protagonista de sua própria história. Um espaço com múltiplos saberes para ampliar a cultura, onde as crianças são pesquisadoras com intensa investigação.

Seguindo estas tendências, a Villa Kids:

*Prioriza atividades que proporcionam o desenvolvimento do senso de independência na criança;

*A criança é educada demonstrando um comportamento calmo, responsável, espontâneo e independente;

*Vê a educação para a autonomia;

*Prioriza a vivência do aluno, o contato com a natureza, as habilidades sócio-afetivas e o aprendizado sensorial;

*Organiza os espaços da sala de aula adequados a altura da criança;

*A criança brinca executando atividades da vida prática. Atividades que englobam varrer, organizar, vestir, tirar o pó, lavar a louça, escovar os dentes, abotoar roupas, amarrar sapatos, cozinhar, utilizando-se de materiais como jarras, copos, tigelas, cestos, cadarços, escovas, esponjas, panos, pentes, ferramentas, talheres, pedras, folhas, botões, entre muitos outros.

Como os pais acompanham todo o processo de aprendizagem:

*Relatórios semestrais individuais e descritivos;

*Vivencias em grupo;

*Reuniões semestrais por meio da abordagem sobre o tema do projeto que será desenvolvido no semestre, onde os pais partilham das nossas práticas e do nosso fazer pedagógico;

*Mostra cultural (ao final de cada projeto as famílias são convidadas para momentos de apreciação da produção e de interação com os filhos no espaço escolar).