Atividades curriculares

Horta e jardinagem:

   Cores, aromas e sabores!

   Tratar de questões de sustentabilidade, meio ambiente e uma alimentação saudável com a criança é de uma preciosidade que permite com que o mesmo consiga levar essas questões consigo em seu dia a dia e a Educação Infantil é o momento mais oportuno que temos para conseguir formar um cidadão capaz de captar essas mensagens e fazer delas sua rotina de vida. Nesta fase conhecida como a de formação do indivíduo é essencial introduzir questões relacionadas à humanidade, meio ambiente, altruísmo, educação, formando o caráter de um ser humano íntegro e preocupado com o mundo que o rodeia.

   O projeto de horta e jardinagem aproximam as crianças de atitudes sustentáveis e mais consciente, pois elas além de aprenderem a importância de cultivar alimentos sem o uso de insumos químicos conhecem melhor as verduras e legumes, estimulando-as a degustar alimentos plantados por elas, adquirindo desde cedo hábitos de uma alimentação saudável. Em uma horta e jardim os pequenos aprendem conceitos básicos de cultivo, manuseio e colheita.

Massagem Shantala: 

*Auxilia na prevenção ou tratamento das disfunções orgânicas do bebê como cólica e prisão de ventre;-

*Reestabelece o equilíbrio emocional do bebê, atuando no sistema nervoso central através do envio de mensagens de bem-estar;-

*Melhora a qualidade do sono do bebê, tornando-o mais equilibrado e tranquilo;

*Através do estímulo sensório motor, a criança toma consciência do próprio corpo mais cedo, atingindo positivamente seu desenvolvimento físico, emocional e psicológico;

Yoga:

   O yoga infantil é responsável por proporcionar diversos benefícios para a vida da criança, entre os quais se destacam: maior autoestima, tranquilidade, melhor qualidade no sono e fortalecimento do sistema imunológico.

   Através das aulas, os pequenos melhoram o potencial de concentração, aliviam as tensões e conseguem tornar o organismo mais resistente ao contágio de doenças.

   A prática desenvolve equilíbrio e inteligência emocional, ajudando a controlar a ansiedade e reduzir os níveis de estresse. Eles recebem ferramentas que auxiliam a superar e compreender os medos.

Música e teatralidade:

   “Quem canta seus males espanta” –

   A música é sempre presente no nosso dia-a-dia. Ela faz parte da rotina referenciando as atividades e embalando as atividades corporais, permitindo uma maior amplitude de movimento. A exploração de materiais sonoros e a escuta propicia o contato de experiências na linguagem musical, amplia sua percepção e a sua forma de conhecer e representar o mundo.

   A atividade musical é trabalhada de forma interdisciplinar compondo uma teia de relações com o projeto pedagógico dos grupos.

Atividades esportivas, Psicomotricidade e movimento:

   Acreditamos que a criança que estabelece padrões de vida saudáveis, com bons hábitos ainda pequenos, terão seus benefícios por toda sua vida.  Além de esportes, jogos, brincadeiras, danças, movimentos, desenvolvimento motor, incentivamos bons hábitos para uma ampla aprendizagem motora e crescimento intelectual.

   Pular, correr, virar de ponta cabeça… não dá para ficar parado! E a cada movimento, trabalha-se tempo de reação, coordenação motora, equilíbrio, agilidade… Enquanto brincam as crianças elaboram regras e ressignificam ações.

   Os jogos e brincadeiras tem influência decisiva no desenvolvimento neuromotor e na capacidade de aprendizagem da criança.

   O resgate de jogos e brincadeiras de rua, do tempo dos pais e avós, a valorização e a importância das regras, o lazer, o respeito ao outro e ao espaço, o prazer de descobrir e superar desafios a partir da própria ação, são os elementos que norteiam nossas ações.

Culinária  experimental :

   A Vila Kids investe nas vivências com a culinária por acreditar nos benefícios dessa rica experiência! Quando a criança tem a chance de tocar nos alimentos, sentir o cheiro, conhecer uma fruta na sua forma natural, descascar, picar, experimentar, transformar em sucos… ela tem uma interação simples e verdadeira com a comida. Aguçar o paladar, sentir o aroma, perceber as texturas, observar as cores, adquirir noção de quantidades, medidas, conhecer os benefícios e a estrutura do alimento são práticas que despertam naturalmente a vontade de experimentar novos sabores, até mesmo aqueles a que se recusa a provar.

   Quando a criança abre uma laranja: “huummm… vem aquele perfume! A sensação de ter um gominho explodindo na boca é uma alegria! Descascar uma banana, uma mexerica, fazer suco de abacaxi, de goiaba, descobrir que o milho tem cabelo, que a melancia não vem de uma árvore, perceber as sementes do mamão, do maracujá, a cor vibrante de uma pitaya… São experiências que despertam um encanto por este universo.

   Conhecer o aroma e o gosto de cada ingrediente, torna-se parte da brincadeira. Assim, a criança irá crescer com um paladar mais eclético, tendo mais chances de manter uma alimentação saudável no futuro.

   E isso tudo faz parte da nossa rotina!

Atividades artísticas:

   A arte na Educação infantil tem papel fundamental na construção de um indivíduo crítico, fornecendo-lhe experiências que o ajude a refletir, desenvolver valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo que o cerca. A criança, ser global, mescla suas manifestações expressivas: canta ao desenhar, pinta o corpo ao representar, dança enquanto canta, desenha enquanto ouve histórias, representa enquanto fala.  A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais.

   As crianças têm contato com várias técnicas de pintura, desde o fazer da tinta, passando pela construção de paletas de cor até o seu uso no trabalho artístico. As crianças também desenvolvem arte com argila, trabalhando a perspectiva tridimensional: as esculturas.

   Espaço de artesanato com materiais recicláveis e construção de brinquedos com o lixo limpo reciclável.

   O ateliê é a possibilidade de tornar reais projetos, experiências e criações.

Brincadeiras livres e faz de conta:

   Brincar faz parte da formação do ser e, na fase escola, a importância se intensifica.

   O Faz de Conta é um projeto educativo da Vila Kids que promove a descoberta, o desenvolvimento da criatividade e a interação entre as crianças. Valores importantes para a infância, segundo a Base Curricular Nacional, como: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se são vivenciados no dia a dia.

   Com muitas brincadeiras, contação de história, música, teatro, artes manuais, movimento, o Faz de Conta valoriza a criança e suas múltiplas linguagens.

Ler…viajar… imaginar!:

   Temos o projeto “Ler…viajar…imaginar!”, com nossa mala literária em ação, com um acervo sempre renovado e diversificado.  Nosso objetivo é a formação leitora desde o berçário, sendo que para esse fim diversas situações são planejadas pelos professores com o propósito de favorecer a ampliação do repertório das crianças  sobre  obras,  autores,  episódios das narrativas, compartilhando ideias que contribuam na construção de leitores proficientes  e autônomos.

   O projeto contará com rodas de leitura, dramatizações, fantoches, declamações de poesias, produção através de desenhos, leitura compartilhada, leitura livre, confecção de fantoches, produção de mini livros, audição de histórias em CDs, parlendas, dobraduras, recorte e colagens, além da criação oral de novas histórias.

Escola Infantil Janelinha - Maternal

Vivência Belingue:

   Na Villa Kids a imersão do idioma inglês é feita de forma lúdica com muita música, jogos e brincadeiras.

   Nossas aulas acompanham os projetos pedagógicos desenvolvidos pelas professoras.

   Jogos e brincadeiras é uma importante ferramenta de aprendizagem para as crianças. Por meio dessas atividades, os alunos expressam a imaginação e desenvolvem o raciocínio, a concentração, a criatividade e a socialização.

   Aulas mais interativas consolidam o aprendizado. A criança aprende sem perceber. Portanto, aprender inglês brincando é uma forma leve, divertida e eficaz para as crianças.

Aulas passeio:

   A aula-passeio é uma forma dinâmica e divertida de aprendizagem.

   É planejada junto com a criança, requer autorização por escrito dos pais ou responsáveis e, após o retorno do passeio, há a atividade de prolongamento, com discussões sobre o que foi visto, ilustrações, textos coletivos e individuais, modelagem, montagem de maquetes e dramatizações.