Alimentação saudavel

Com certeza, por alguns instantes, vocês, pais, já devem ter se questionado: como será a alimentação do meu filho na escola? Como será o comportamento dele neste novo ambiente?

Aqui na Villa Kids  mantemos um canal aberto de comunicação com as famílias para que as dúvidas sejam esclarecidas, os receios sejam afastados e as dicas de nutrição possam ser compartilhadas. O nosso intuito é garantir o equilíbrio da alimentação no dia a dia. E para dar certo, precisamos da parceria das famílias!

Na agenda, enviamos diariamente o registro das refeições. E experimentar também é importante! Por considerarmos esta uma informação relevante, ela faz parte do registro feito pelas professoras. A nossa cozinha está de portas abertas! As crianças adoram explorar esse espaço cheio de segredos e novidades. Essa deliciosa excursão permite muitas experiências sensoriais. A cozinha é o coração pulsante! E as crianças dialogam diretamente com a nossa cozinheira!

Os pães, bolos, tortinhas e roscas servidos para as crianças são preparados 100% na nossa cozinha com muita higiene e carinho pela nossa cozinheira, o que garante todo o cuidado no manuseio dos alimentos, que estão sempre fresquinhos. Queremos proporcionar uma vivência única para as crianças: uma viagem no tempo! E o ponto de chegada dessa viagem é um quintal de anos atrás. Um pomar, uma horta, aquele cheiro de terra molhada pela chuva… Por isso, não faz parte da nossa filosofia trabalhar com brigadeiros, cupcakes demais alimentos adocicados.

A Vila Kids investe nas vivências com a culinária por acreditar nos benefícios dessa rica experiência! Quando a criança tem a chance de tocar nos alimentos, sentir o cheiro, conhecer uma fruta na sua forma natural, descascar, picar, experimentar, transformar em sucos… ela tem uma interação simples e verdadeira com a comida. Aguçar o paladar, sentir o aroma, perceber as texturas, observar as cores, conhecer os benefícios e a estrutura do alimento são práticas que despertam naturalmente a vontade de experimentar.

Quando a criança abre uma laranja: “huummm… vem aquele perfume! A sensação de ter um gominho explodindo na boca é uma alegria! Descascar uma banana, uma mexerica, fazer suco de abacaxi, de goiaba, descobrir que o milho tem cabelo, que a melancia não vem de uma árvore, perceber as sementes do mamão, do maracujá, a cor vibrante de uma pitaya… São experiências que despertam um encanto por este universo. E isso tudo faz parte da nossa rotina.

O cardápio é elaborado pela nutricionista da escola, sempre pensando na aceitação dos alimentos pelas crianças e em seu valor nutricional.

O cardápio do Baby I é personalizado de acordo com as orientações da família e do médico pediatra. Cada bebê tem a introdução alimentar individualizada em uma tabela registro para que a família acompanhe. A experimentação de diferentes frutas, a introdução de alimentos salgados são cuidadosamente selecionados e frescos e utilizados em receitas caseiras e sem adição de açúcar. A partir da introdução total dos alimentos, o cardápio é elaborado com orientação da Nutricionista. Apoiamos o aleitamento materno oferecendo espaço para amamentação. Temos lactário próprio com frigobar para armazenamento de leite materno

Prezamos pela alimentação saudável, sem industrializados, sem gorduras saturadas e sem frituras. Priorizamos alimentos orgânicos. Utilizamos apenas o açúcar mascavo, demerara e orgânico. Nossos bolos e biscoitos são caseiros e sem coberturas, preferencialmente integrais e de frutas. Utilizamos arroz e macarrão integral ao menos em 50% das refeições, grãos, cereais e sementes diversas (feijões, lentilha, ervilha, linhaça, gergelim, chia, quinoa, grão de bico, trigo e aveia) e proteínas variadas (carne, frango, peixes, ovo).

Nosso cardápio fica disponível no mural da escola e é enviada via e-mail/whatsapp para os pais.

Adaptamos o cardápio para crianças alérgicas.